Home > Espaço Saúde > Diferença entre Parto Normal e Parto Natural

Parto Normal e Parto Natural


    Tradicionalmente, quando uma mulher tem indicação para o parto normal, e é admitida em uma maternidade, são utilizados procedimentos de rotina para a sua realização,tais como: tricotomia (raspagem dos pelos), punção venosa e administração de ocitocina, enema ou clister, repouso no leito, jejum,rompimento artificial das membranas amnióticas, parto na posição litotômica, excesso de manuseio perineal durante o período expulsivo, manobra de Kristeller e a proibição da presença de um acompanhante, dentre outros. Nem sempre as orientações são oferecidas à mulher e seus familiares, e o ambiente vivenciado nesta experiência é o hospitalar, com luzes fortes, pessoas transitando e conversando, falta de privacidade, ar condicionado.

    Desta forma, o que deveria ser "normal" acaba tendo muitas vezes o excesso de intervenções e medicalização. O parto passa de sua normalidade a um evento repleto de procedimentos e interferências realizadas de forma rotineira e, muitas vezes, desnecessária.

    O Parto Natural com atendimento Humanizado não tem intervenção de medicamentos, ou seja, o parto acontece naturalmente.As atitudes dos profissionais envolvidos neste parto também são fundamentais, e devem respeitar o tempo, limites,desejos, anseios e expectativas de cada mulher durante todo acompanhamento do trabalho de parto do parto.

    Chamá-la pelo nome, explicar o que está acontecendo em cada momento, orientando-a assim como sua família, a fim de que se sintam seguros da assistência prestada, são algumas das mudanças de comportamento que devem ser incorporadas pelo profissional que está assistindo esta paciente. Paciência, tranquilidade, integração com os familiares,respeito ao outro e conhecimento científico são conceitos chave para o acompanhamento do parto natural.

    Deve também ser conhecida por toda a sociedade a Lei 11.108/2005 que alterou a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (lei do SUS), para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.O acompanhante escolhido pela mulher deve refletir um relacionamento de confiança, intimidade e apoio emocional,e pode tratar-se de seu parceiro, amiga, mãe ou outra pessoa.


O Ministerio da Saúde está investindo muito no PARTO NATURAL COM ATENDIMENTO HUMANIZADO.


Fonte: http://www.coren-sp.gov.br