Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade "Dona Zilda Salvagni"

Plano de Saúde
(16) 3253-9233

Santa Casa
(16) 3253-9230

Farmácia Plano
(16) 3253-9232

Santa Casa de Taquaritinga/SP

História

Conheça mais sobre nossa história

Home » História

No Brasil, em princípios do século XX, à medida que as cidades iam crescendo, aumentando o número de edificações e de habitantes, também se faziam sentir as necessidades da incorporação de alguns melhoramentos e benefícios, tais como: rede de energia elétrica, rede de água encanada, estradas com traçados mais adequados e, principalmente, melhoria no que diz respeito ao atendimento da saúde da população.

Em Taquaritinga, não foi diferente. O município contava 15 anos de emancipação política e administrativa quando lideranças da comunidade cogitaram da edificação de uma Santa Casa de Misericórdia. Coube aos Maçons, que integravam os quadros da Loja Maçônica "Líbero Madaró", tomar a iniciativa de coordenar os trabalhos que iriam resultar na construção da Santa Casa, graças à louvável atitude do cidadão José Maria Nuevo, os integrantes da Loja Maçônica "Líbero Badaró" passaram a trabalhar no sentido de implantar uma Santa Casa na cidade eles já contavam com o terreno e tijolos para dar início à empreitada, lembrando que embora para que essa iniciativa se tornasse realidade, chegou-se à conclusão de que havia necessidade de envolver toda a comunidade nessa empreitada.

O processo de maturação da idéia levou quase dois anos, a contar da data do envio da carta de José Maria Nuevo, uma vez que o ato formal da Fundação da Santa Casa de Misericórdia de Taquaritinga se deu no dia 17 de maio de 1907, por meio de decisão soberana da "Assembléia Popular convocada para tratar da construção do prédio destinado à Santa Casa de Misericórdia de Ribeirãozinho", após essa assembléia popular as lideranças do movimento foram tomadas por grande entusiasmo, passando a adotar providências de cunho prático para tornar realidade à iniciativa. Em 24 de maio de 1907, foi tomada a primeira providência, convocando-se uma reunião para eleger os membros da Comissão Construtora que teria as atribuições executivas da empreitada, essa comissão foi formado pelos seguintes membros:

Na mesma ocasião foram constituídas outras três comissões com a finalidade de auxiliar o trabalho a ser desenvolvido pela Diretoria de Comissão Construtora: Comissão Fiscal; Comissão Pró-Hospital e Comissão de Festas.

Em meados de Junho, a Comissão Construtora se reuniu novamente e nessa ocasião, ficou deliberado que, no dia 18 de junho de 1907, tal esboço seria enviado a um Engenheiro, solicitando sua adequação às normas técnicas.

Em 37 de setembro de 1907 novamente a Comissão de Construção se reuniou para a apreciação de propostas visando a construção do edifício da Santa Casa no qual foi a provada a proposta dos Srs. Ângelo Equestro & Achille Guiducci, estava orçada em 10:268$600 (dez contos e duzentos e sessenta e oito mil réis) e após redução do preço requerida pela Comissão Construtora, o abatimento foi de 9:500$000 (nove contos e quinhentos mil réis). Uma semana depois, foi celebrado o contrato de prestação de serviços e eram iniciadas as obras.

Finalmente em 6 de janeiro de 1911 as obras foram concluídas e em uma das salas do edifício do Hospital, foi realizada a terceira reunião dos mesários para eleger a Diretoria Executiva.

Fonte: História da Santa Casa de Misericórdia

Missão, Visão e Valores

Ética, união, compromisso, inovação e qualidade, são valores que fazem da Santa Casa de Taquaritinga um dos principais hospitais de sua região. Desde sua inauguração, buscamos oferecer o que há de melhor para seus pacientes em todas as etapas do atendimento, com infraestrutura, equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multidisciplinar qualificada.

História